Conheça a Fantástica Dieta vegetariana

Você certamente deve conhecer algum vegetariano (em qualquer uma de suas ramificações).

Este estilo de vida cresceu consideravelmente nos últimos anos e o número de pessoas que adere a dieta vegetariana se torna a cada dia mais expressivo

A condição de vegetariano não é apenas uma dieta alimentar com motivações estéticas, mas um estilo de vida em prol do bem estar animal.

Dieta-Vegetariana-3
Dieta-Vegetariana-3

Não é a toa que provavelmente você deve ter notado um aumento considerável de opções vegetarianas ou mesmo veganas em estabelecimentos assim como nas prateleiras dos mercados. Isso porque este grupo de pessoas tem crescido e tem buscado espaço no mercado.

Mas voltando ao início deste texto, você certamente conhece algum vegetariano ou vegano. Eles são magros?

Se você nunca ouviu este termo, vegano é todo e qualquer indivíduo que além de restringir-se do consumo de carne, leite, ovos e derivados também boicota todo o tipo de atividade que explore qualquer animal

Normalmente há uma crença de que pessoas vegetarianas são magras mas engana-se quem pensa que o corte de carne única e exclusivamente do cardápio resultará em um emagrecimento como sendo uma reação em cadeia.

Muito pelo contrário, você pode acabar engordando se não adotar uma dieta vegetariana balanceada após o corte da carne. Mas fique tranquilo, nós vamos explicar.

 

Vegetarianismo e a perda de peso

Muitas pessoas afirmam que após adotar uma dieta vegetariana seja qualquer uma de suas variações acabam sentindo mais fome do que habitualmente sentiam.

Essa suposta fome faz com que crie-se a ideia de que apenas a proteína de origem animal pode matar a fome e saciar, mas isso não é verdade.

É possível saciar-se com uma alimentação totalmente livre de produtos de origem animal.

Dieta-Vegetariana-2
Dieta-Vegetariana-2

 

Um erro que pode culminar no ganho de peso mesmo com a adoção de uma alimentação vegetariana é ceder a este apetite sem tentar entender as causas reais do problema e tratá-la.

Muitos são os vegetarianos que acabam fazendo uma ingestão maior de alimentos altamente calóricos isso porque sentem fome e buscam alimentos que acreditam saciar.

Mas veja, a falta de carne não é a responsável pelo aumento do apetite, o que nós temos aqui é uma reação em cadeia. Veja:

Você passa a sentir mais fome e busca alimentos nutricionalmente pobres (é justamente por isso que para aderir a uma dieta vegetariana ou vegana o acompanhamento com nutricionista se faz fundamental, para evitar carências nutricionais).

Alimentos nutricionalmente pobres não serão capazes de fornecer todos os nutrientes que o seu corpo precisa. A carência nutricional é um dos motivos pelos quais você sente fome.

Da mesma forma que o seu carro mostra para você que está com pouco combustível, o seu corpo tenta te mostrar que não está sendo devidamente nutrido.

Dieta-Vegetariana-1
Dieta-Vegetariana-1

 

Invista em uma dieta vegetariana balanceada, desta forma dificilmente você sentirá fome e conseguirá perder peso, isso porque a dieta sem a ingestão de carne realmente pode levar ao emagrecimento.

 

Como emagrecer com a dieta vegetariana

Apesar de nossa explanação sobre um possível aumento de peso com o corte no consumo de carne é sim possível emagrecer se tornando vegetariano e nós vamos te explicar porque.

Baixa ingestão de gorduras: Quem consome carne costuma comer diariamente o que já não é recomendado. Isso porque a carne bovina apresenta altos níveis de gordura o que além de não favorecer o emagrecimento pode inclusive retardá-lo.

A carne também possui ácido araquidônico que pode levar a um quadro de inflamação. Esta inflamação pode efetivamente impedir que você emagreça e o pior que você acabe engordando.

Baixo risco de desenvolver doenças cardiovasculares: Além de ajudar a emagrecer você ainda vai evitar o surgimento de doenças cardiovasculares ao cortar o consumo de carne.

Isso acontece porque ao cortar a carne você diminui significativamente a ingestão de gorduras e acaba aumentando a ingestão de fitoquímicos (presentes nos alimentos naturais, frutas, verduras e legumes).

Os fitoquímicos são responsáveis por baixar a produção de radicais livres minimizando desta forma as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares.

Diminuição do colesterol: Com o corte de carnes, leite, ovos e seus derivados você diminui as chances de ter colesterol alto. O colesterol alto é responsável pelo aparecimento de inúmeras doenças que provocam a morte atualmente, dentre elas as doenças cardíacas e os derrames.

Segundo alguns dados, ao adotar uma dieta vegetariana, o seu adepto tem uma significativa redução do colesterol em até 40%. Se você tem propensão ao colesterol alto além de emagrecer com a dieta vegetariana ainda pode cuidar deste problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *