Dieta Low Carb, a Dieta dos Famosos

Dieta-Low-Carb-1
Dieta-Low-Carb-1

Se você está familiarizada com dietas e regimes certamente deve saber dos malefícios que os carboidratos trazem para quem deseja perder peso.

Este é o conceito básico da dieta low carb. Restringir o consumo de carboidratos, ou seja, quem se torna adepto da dieta low carb acaba restringido a ingestão de carboidratos buscando emagrecer desta forma. Mas fique tranquila, nós vamos explicar melhor como a dieta low carb funciona.

 

Dieta low carb

Com a dieta low carb é esperado que o seu adepto passe praticamente por um processo de redução alimentar visto que a premissa básica desta dieta é o corte acentuado na ingestão de carboidratos.

Com a dieta low carb espera-se que o indivíduo adote escolhas mais assertivas para o seu prato assim como reeduque o seu paladar a gostar das novas escolhas.

Segundos pesquisas, os carboidratos são os responsáveis pelo aumento de peso atualmente. Uma pessoa adulta ingere em torno de 50% das calorias diárias apenas de carboidratos, assustador não é?

A dieta low carb promete diminuir consideravelmente este número, mas engana-se quem pensa que essa mudança é assim tão simples de ser feita. Mas fique tranquila, nós vamos te ajudar.

Com a dieta low carb busca-se diminuir a ingestão de carboidratos de praticamente 50% das calorias diárias para apenas 20%, de 15% a 20%.

Pelo corte no consumo de carboidratos, o consumo de proteínas é consideravelmente aumentado.

 

Benefícios que a low carb pode trazer

A perda de peso não é o único benefício fornecido a quem se submete a dieta low carb. A perda de peso é de fato o benefício mais procurado, entretanto separamos alguns outros que a low pode trazer:

-Prevenção do diabetes: com a ingestão moderada de carboidratos o indivíduo está protegido no que diz respeito a diabetes do tipo 2, uma vez que a sua ingestão de carboidratos e açúcares está sendo bem abaixo.

Saciedade por mais tempo: se você quer emagrecer ou mesmo manter o peso a saciedade é a sua melhor aliada.

Com a dieta low carb a saciedade é prolongada e mais facilmente alcançada. Veja, com a dieta low carb você poderá fazer a ingestão de carboidratos complexos como os alimentos integrais que não fornecem apenas carboidratos mas também fibras que promovem maior saciedade.

Saciada, você tenderá a consumir menos alimentos o que consequentemente te fará emagrecer com saúde.

Dieta-Low-Carb-2
Dieta-Low-Carb-2

O que comer?

Cortar as fontes de carboidrato pode parecer fácil. Mas você deve estar se perguntando o que comer com a dieta low carb.

Praticamente qualquer alimento é permitido desde que não seja altamente calórico e rico em carboidratos.

As melhores opções para quem está em low carb:

Legumes e verduras: opte pelas opções com poucas calorias e carboidratos. A melhor opção de preparo são os legumes e verduras cozidas ou assadas.

Pode-se consumir acelga, rúcula, escarola, brócolis, abobrinha, chuchu, couve-flor, cenoura, agrião, alface, pimentão, vagem, tomate, aipo, vagem dentre outras opções.

Proteínas: o princípio básico da low carb é diminuir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas que também ajudam na saciedade.

Alimentos ricos em proteínas: leite e seus derivados, ovos (prefira consumir ovos cozidos), quinoa, proteína isolada de soja (PIS) e carnes.

Prefira o leite desnatado, o queijo branco e as carnes magras, além de serem ótimas fontes de proteínas são baixas em carboidratos e justamente por isso são permitidas na low carb.

Frutas: as frutas também são permitidas na low carb mas é preciso atenção na escolha. As frutas são fonte de frutose, que nada mais é do que um tipo de carboidrato. Então cuidado ao escolher a fruta que deseja consumir bem como as quantidades a serem ingeridas.

Dieta-Low-Carb-3
Dieta-Low-Carb-3

 

O indicado é que você faça o consumo de frutas sempre acompanhadas de uma boa fonte de fibras. Uma opção é chia a que promove saciedade tornando-se um verdadeiro gel no estômago.

Fontes de gordura: assim como a ingestão de proteínas deve ser aumentada, a ingestão de gorduras também.

Contudo é preciso atenção para o seu consumo, uma vez que não são todas as fontes de gordura que são consideradas pobres em carboidratos. São considerados fontes de gorduras low carb as oleaginosas e o azeite.

Utilize azeite em suas preparações, para refogados e afins. Consuma moderadamente as oleaginosas nos lanches entre as refeições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *