Açaí engorda?

Não há de se negar que o açaí tem tomado seu espaço nos últimos anos, seja de manhã, de tarde ou mesmo a noite, mas aí bate aquela grande dúvida: 

açaí engorda ou emagrece?

Fique com a gente até o final do artigo para descobrir de uma vez por todas!

açai-engorda

A indústria do Açaí 

Eu pessoalmente adoro açaí! Seja no sorvete, na tigela ou no suco, e você?  Bem provável que sim, não é mesmo?

Agora vou te perguntar:

E se o açaí não fosse exatamente a coisa fit que dizem por aí? 

E que na verdade fosse o oposto disso?

Você ficaria meio chocado certo?  Vamos analisar…

Um dia desses andando pela minha cidade , eu fui comer uma tigela de açaí  e enquanto eu estava sentado esperando acabei reparando algumas coisas que estavam acontecendo.

Eu percebi que muitas das pessoas que entravam ali, vinham direto da academia, com aquelas roupas justinhas, foi quando eu pensei que eu precisaria alertar o pessoal, que o açaí não era algo fit, assim como a indústria alimentícia espalhava por todos os lados. 

De fato o açaí se tornou  uma febre mundial, primeiro por ser refrescante e segundo porque muita gente e até mesmo empresas diziam ser extremamente saudável.

Na teoria (pelo menos) conseguiram unir o útil ao agradável, em um país como o nosso onde em muitos estados é quente praticamente o ano inteiro, seria ótimo consumir algo refrescante sem peso na consciência.

Valor Nutricional

De acordo com o estudo da imagem abaixo, observamos que  aproximadamente 75% do valor nutricional do açaí é constituído de gorduras naturais.

acai-engorda-1

Olhando esse estudo não observamos de imediato nenhum problema sério…

  • É um ótimo alimento natural com uma ótima fonte de gorduras naturais;
  • Açaí tem carboidratos, porém de baixo índice glicêmico;
  • Possui fibras.

Mas então ok, isso não é ruim, só que isso também não são informações suficientes para dizer que um determinado alimento pode ou não ser considerado fit.

Aí começa o problema…


Os Grandes “vilões” 

Como vimos,  o açaí é um alimento primordialmente rico em gorduras naturais, com pouco carboidrato , sendo que a maioria dos carboidratos do açaí  vem das fibras, que não são digeridas pelo nosso corpo.

Tudo bem que o açaí “in natura” pode fazer parte do estilo de vida ou integrar uma alimentação esporádica sem interferir na saúde, porém, o que você precisa saber é o seguinte:

O problema começa quando analisamos os níveis de gordura juntamente com os níveis de proteína.

Neste caso, o nível de proteína presente no açaí é muito baixa!

E sabe por que isso se torna um empecilho na perda de peso? Porque pessoas que precisam ou querem perder peso necessitam ingerir uma menor quantidade diária de gordura e uma quantidade maior de proteína.

Se o seu objetivo é emagrecer e ficar Fitness o açaí realmente não é uma boa ideia e vou te contar alguns motivos porque isso é verdade:

Ninguém come açaí puro

 O açaí por si só não é doce nem salgado, na verdade tem um gosto característico de terra, então para que ele se torne gostoso as pessoas precisam adoçar.

Sabe aquele gostinho legal que você encontra do açaí nos sucos e na tigela? Então, acontece quando você junta um alimento que é primordialmente fonte de gordura e adiciona os carboidratos (açúcares) , que são os adoçantes.

Isso se torna uma “bomba” no seu corpo e você acaba engordando em tempo recorde

Para explicar de forma mais simples,  quando você junta uma proporção semelhante de gorduras junto com os carboidratos você sinaliza para o corpo para que ele armazene  esse excesso de gordura rapidamente.

Isso acontece por uma mera questão fisiológica.

Quando você consome alimentos que são ricos em gorduras e carboidratos ao mesmo tempo, o nosso corpo entende que precisa se livrar dessa glicose (que são os carboidratos)  o quanto antes, então de imediato ele vai estocar essa gordura muito facilmente

Na verdade muitas pessoas nem precisam de toda essa glicose que vem adicionada na forma de açúcar no açaí.

Seu corpo vai usar apenas um pouquinho daquela energia e vai estocar o resto dela rapidamente na forma de gordura,

então toda as calorias extras vão ser estocadas como gordura extra no seu corpo.

açai engorda 5 - Açaí engorda?

Tem baixa densidade nutricional

A indústria tende a vender o açaí como um superalimento, é verdade que ele tem muitos nutrientes importantes para o corpo, e é rico em Antioxidantes, mas também tem uma baixa concentração de proteínas , que é o macronutriente que mais dá aquela sensação de saciedade, então você tende a sentir fome mais rápido.

Quem quer emagrecer quer comer e se sentir saciado e não sentir fome rapidamente

Consumido em forma líquida

Existem vários tipos de Açaí e com vários tipos de processo para se extraí-lo, o que afeta diretamente no valor nutritivo do alimento e na forma como nosso corpo absorve isso 

Vários estudos comprovam que a densidade do alimento interfere na absorção dos nutrientes pelo corpo

o açaí em quase 100% das vezes é consumido na forma liquida, o que também facilita a absorção da gordura e acaba com a sensação de saciedade rapidamente

 Quando Você consome nessa forma você facilita muito para  que o corpo absorva toda essa energia facilmente

Você já deve ter escutado falar “não beba suas calorias” né? e realmente é isso que acontece! 

você vai beber as calorias do açaí tornando muito mais fácil para seu corpo absorver todo o acesso de gordura rapidamente e estocando no seu corpo.

açaí engorda 4 - Açaí engorda?


Açaí engorda ou emagrece?

O Açaí em sua forma natural se consumido em uma dieta balanceada não engorda, mas quando misturado com qualquer tipo de adoçante o Açai engorda SIM. 

Eu falei que eu também adoro açaí no inicio do artigo, mas temos que entender que toda vez que tomamos você deve consumir como sobremesa, como uma coisa gostosa e esporádica

Cuidado com o conto do vigário, não queremos que você caia nisso de achar que o açaí emagrece, isso pode atrapalhar seus objetivos rapidamente

basta entender um pouco de nutrição e pouco de fisiologia que você percebe rapidamente os fatos,

Açaí é um alimento é natural sem sabor mas seu uso pode atrapalhar bastante teu objetivo de emagrecimento caso seja tratado como uma coisa fit. 

Dicas para consumir o Açaí sem peso na consciência 

Você percebeu depois deste artigo que o problema no açaí não é ele de fato, mas sim o que misturam nele, os açucares e adoçantes

Tente evitar ao máximo a adição de carboidratos,  quando se une uma fonte de gorduras como o açaí e uma fonte de carboidratos isso se torna uma bomba para o corpo e você tende a ter um ganho de peso significativo rapidamente.

Então dê preferencia a adoçantes como e xilitol e o eritritol, isso vai reduzir um pouco os impactos negativos do consumo do açaí

Caso queira, pode usar um mel de qualidade.

Evite a máximo o uso de açúcar ou xarope de guaraná ou qualquer outro complemento que seja uma fonte de carboidratos .


Receitas Fitness com Açaí 


1 – Açaí FIT sem açucar

  • polpa de açaí
  • 2 bananas
  • 150 g granola (sem açúcar)
  • gelo
  • adoçante (stévia)
  • mel
Açaí Engorda 2 - Açaí engorda?

2 – Receita de vitamina de açaí com banana

  • 4 colheres de sopa de açaí;
  • 1 copo pequeno de suco de uva;
  • 1 banana;
  • 1 colher de sopa de linhaça.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes, previamente higienizados, e bata-os no liquidificador até obter uma bebida homogênea. Se precisar adicione um pouco de água gelada até dar a consistência desejada. Lembre-se que a vitamina não deve ficar muito líquido. Sirva em seguida!

3 –  Receita de vitamina de açaí com Gengibre

  • 1 polpa de açaí congelada;
  • 1 copo de leite vegetal gelado;
  • lascas de gengibre a gosto;
  • 1 colher de sopa de linhaça.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma bebida homogênea. Sirva em seguida!


Encare o Açaí como uma sobremesa e tudo ficará bem ;D

Gostou deste artigo? Compartilhe essa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *